Perguntas Frequentes (FAQ) - Tire Suas Dúvidas

Você está na página de Perguntas Frequentes da Virttual Certificadora Digital. Aqui oferecemos respostas para as principais dúvidas sobre os nossos produtos e processos.

Perguntas frequentes para Certificados de Pessoa Física e Jurídica.

Funcionalidade e vantagens do certificado digital?Seta para indicar abertura da Pergunta.

Qual a funcionalidade de um certificado digital? Seta para indicar abertura da Pergunta.

O certificado digital serve como uma identidade eletrônica para uma pessoa ou empresa, funciona basicamente como uma carteira de identidade virtual. Trás consigo alguns benefícios, dentre eles:

•Possibilidade de assinar documentos de qualquer lugar (sem precisar de papel ou caneta);

• Tem validade jurídica igual CPF ou CNPJ;

• Segurança sobre seus dados Pessoais;

•Praticidade e economia, com a redução do volume de papel;

•Agilidade na assinatura dos documentos;

• Possibilidade de utilizar facilidades online de diversas empresas e órgãos públicos, como declaração de Imposto de Renda Online.

Qual tipo de certificado eu devo emitir?Seta para indicar abertura da Pergunta.

Modelo A1Seta para indicar abertura da Pergunta.

Certificado em arquivo que é instalado diretamente em uma máquina (computador de mesa ou notebook), este pode ser instalado em vários computadores através de uma cópia de segurança, é mais indicado para quem está emitindo um grande número de notas fiscais.

Modelo A3Seta para indicar abertura da Pergunta.

Certificado em mídia (cartão ou token), este é instalado em uma das mídias e fica restrito a essas mídias, sem essa, o certificado não pode ser acessado, ou seja, caso seja preciso compartilhar o- certificado com o contador, a mídia deverá ser entregue para tal.

Modelo Bird ID Seta para indicar abertura da Pergunta.

Chamado de certificado em nuvem é um tipo de certificado utilizado com maior flexibilidade, por ser em nuvem, porém diferentemente dos outros dois tipos a validade deste é dada por meio de quantidades de assinaturas contratadas e depende de um aparelho telefônico para ter acesso (método de segurança). Mais utilizado para alteração ou abertura de empresas.

Qual a diferença entre certificado A1 e A3?Seta para indicar abertura da Pergunta.

A1 e A3 Seta para indicar abertura da Pergunta.

O certificado A1 é um certificado em arquivo, flexível em relação ao A3 pois não é preso a uma mídia e sim a um arquivo que pode ser compartilhado entre máquinas. O A3, por sua vez, fica restrito a um tipo de mídia (que pode ser um token ou um cartão), para que se tenha acesso ao certificado. Outra diferença que pode ser mencionada é a duração, o certificado A1 tem a validade de apenas um ano (12 meses), já o certificado A3 a sua validade varia entre um ano e três anos (12 meses, 24 meses e 36 meses)

Qual o certificado mais indicado para advogados?Seta para indicar abertura da Pergunta.

Certificado e-CPF A3Seta para indicar abertura da Pergunta.

O tipo de certificado mais indicado para advogados é o e-CPF A3, visto que ele não deve compartilhar seus dados e assinatura digital com ninguém, o A3 atribui uma maior segurança pois, desde que ele esteja em sua posse, ninguém pode utilizar sua assinatura. Cita-se também a possibilidade de uma assinatura de certificado por três anos (36 meses) sem necessidade de uma renovação durante esse período de tempo. É importante salientar também, que a renovação após o período contratado, possui um valor descontado por conta de não precisar readquirir o token ou cartão.

Como emitir meu certificado?Seta para indicar abertura da Pergunta.

Videoconferência Seta para indicar abertura da Pergunta.

Método completamente online, com a necessidade de o cliente possuir CNH, pois nosso sistema é vinculado ao DETRAN e com a CNH emitida, o sistema já possui digital e foto do cliente. Ou, caso não possua CNH, já ter os dados biométricos cadastrados na base de dados da SOLUTI. É um método rápido e eficaz que não dura mais que 10 (dez) minutos.

Como agendar a videoconferência?Seta para indicar abertura da Pergunta.

Após estar apto a poder efetuar a emissão por videoconferência e ter efetuado a compra do certificado por algum de nossos canais, um de nossos agentes irá entrar em contato com o cliente para que possam, em conjunto, fazer o agendamento da emissão do certificado. Quando o agendamento for concluído, estará tudo certo para que você possa obter o link da videoconferência por e-mail a ser utilizado na data marcada.

Como agendar a validação do meu certificado digital?Seta para indicar abertura da Pergunta.

Entre em contato com um de nossos agentes nos números: (98) 9 9206-7770 e (98) 9 8418-2929. Ou utilize o canal de “Fale Conosco” no site.

Atendimento Presencial (Visita externa)Seta para indicar abertura da Pergunta.

Nosso agente externo vai até o conforto do cliente, em sua residência ou empresa, sem nenhum custo adicional. Atendimento super rápido que não passa dos 10 (dez) minutos a partir do momento em que o agente externo começar a atender o cliente.

Atendimento Presencial (Em loja)Seta para indicar abertura da Pergunta.

Nesse método, o cliente vai até uma de nossas atuais duas lojas para que a emissão possa ser feita:

Loja 1: Av. Jerônimo de Albuquerque, Cohab, ao lado do Banco do Brasil (no corredor do Pague Fácil Ligeirinho);

Loja 2: Av. Jerônimo de Albuquerque, Cohafuma, Posto Moraes Center, em cima do Subway 24 horas.

Quero emitir o certificado presencialmente, como proceder?Seta para indicar abertura da Pergunta.

PresencialSeta para indicar abertura da Pergunta.

Para emitir o certificado presencialmente, é necessário que o responsável pela emissão tenha em mãos um documento de identificação com foto (RG, CNH ou a nova Carteira de Trabalho), ou que tenham posse desses em meio digital (não escaneado). E então se deslocar para alguma de nossas unidades:

Loja 1: Av. Jerônimo de Albuquerque, Cohab, ao lado do Banco do Brasil (no corredor do Pague Fácil Ligeirinho);

Loja 2: Av. Jerônimo de Albuquerque, Cohafuma, Posto Moraes Center, em cima do Subway 24 horas.

Quero emitir o certificado por atendimento externo, como prosseguir?Seta para indicar abertura da Pergunta.

Atendimento ExternoSeta para indicar abertura da Pergunta.

Para que a emissão seja feita por atendimento externo, após a compra do certificado, um de nossos agentes irá entrar em contato com o cliente para que possa ter o agendamento deste atendimento, quando este for decidido, nosso agente irá se deslocar até o cliente na data e local indicado. O Cliente deve estar munido de algum documento de identificação com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho). Não há acréscimo no valor de nenhum de nossos certificados por parte desse atendimento.

Quais os requisitos para que eu possa fazer emissão ou renovação?Seta para indicar abertura da Pergunta.

Renovação OnlineSeta para indicar abertura da Pergunta.

O cliente deve possuir CNH, pois nosso sistema é vinculado ao DETRAN e com a CNH emitida, o sistema já possui digital e foto do cliente. Ou, caso não possua CNH, já ter os dados biométricos cadastrados na base de dados da SOLUTI.

Aprovação e reprovação do certificadoSeta para indicar abertura da Pergunta.

Qual o prazo de aprovação do certificado?Seta para indicar abertura da Pergunta.

O prazo de aprovação do certificado é de até 12 horas, mas normalmente é aprovado bem antes desse período. Sempre que o certificado é aprovado, é enviado um e-mail informando a respeito da aprovação e o nosso agente responsável pelo seu atendimento também lhe informa pelo método de contato que foi utilizado (normalmente por Whatsapp).

Caso meu certificado seja reprovado, como proceder?Seta para indicar abertura da Pergunta.

Basta aguardar o contato de um de nossos agentes responsáveis que irão informar o motivo da reprovação do certificado.

Como realizar a instalação do certificado?Seta para indicar abertura da Pergunta.

Instalação de certificados A1, A3 e Bird IDSeta para indicar abertura da Pergunta.

O Para que a instalação do certificado possa ser efetuada, temos alguns manuais para auxiliar, ou entre em contato com nosso suporte: (98) 9 9227-2878 ou pelo e-mail: ti.virttualcertificadora@gmail.com.

Link Donwload - Manual A1

Link Download – Manual A3

Link Download – Manual BirdID

O certificado parou de funcionar, o que fazer?Seta para indicar abertura da Pergunta.

Plataformas para teste do certificadoSeta para indicar abertura da Pergunta.

O Teste o certificado em nosso sistema: TESTE SEU CERTIFICADO.

Teste também em outro sistema, como o e-CAC ou Gov.

Se o certificado funcionar em uma dessas plataformas, entre em contato com o suporte da plataforma com a qual o seu certificado não está funcionando;

Caso não funcione em nenhum dos testes, entre em contato com o nosso suporte: (98) 9 9227-2878 ou ti.virttualcertificadora@gmail.com.

Esqueci e bloqueei a senha do certificadoSeta para indicar abertura da Pergunta.

Desbloqueio do Certificado A1Seta para indicar abertura da Pergunta.

Para o desbloqueio do Certificado A1, é necessário que se tenha acesso à máquina a qual foi feita a emissão do certificado, com esse acesso, entre em contato com o nosso suporte em: (98) 9 9227-2878.

Desbloqueio do Certificado A3Seta para indicar abertura da Pergunta.

Para o desbloqueio do Certificado A3, é necessário que possua a senha PUK entregue durante a emissão do certificado, com essa senha PUK em mãos, entre em contato com o nosso suporte em: (98) 9 9227-2878.

Desejo estornar a compra, como proceder?Seta para indicar abertura da Pergunta.

Há duas possibilidades para requisitar estornoSeta para indicar abertura da Pergunta.

1. Envio de e-mail para: comercial.virttualcertificadora@gmail.com com o assunto “Estorno de Compra”, indicando no texto do e-mail o número do pedido o qual foi atribuído a sua compra, caso possível indique também dados importantes como nome e telefone para uma maior velocidade no atendimento.

OBS1: A solicitação tem de ser feita com, no máximo, 14 dias após a emissão do certificado.

OBS2: Você pode usar o “Fale Conosco” no site também.

2. Ligação ou Whatsapp para os telefones responsáveis pelo atendimento em relação a esse assunto, são eles: (98) 9 9206-7770 e (98) 9 8418-2929.

Perguntas frequentes sobre bird iD

Qual a validade do BirdID?Seta para indicar abertura da Pergunta.

ValidadeSeta para indicar abertura da Pergunta.

O Bird ID tem validade de 60 meses (cinco anos) com transações válidas por 12 meses (1 ano).

Anualmente é realizado o processo de recarga das transações sem a necessidade de uma nova entrevista de validação até que o certificado expire.

Esqueci a senha do BirdID, como proceder?Seta para indicar abertura da Pergunta.

Recuperar senhaSeta para indicar abertura da Pergunta.

Após algumas tentativas de entrar, aparecerá a opção “Recuperar Senha”, para que a senha seja recuperado é de suma importância que, na hora da instalação não tenha erro de digitação por parte do Telefone e/ou do E-mail, pois é através destes que haverá a recuperação da senha.

Tentei recuperar a senha, mas o sms ou o e-mail não chega, o que faço?Seta para indicar abertura da Pergunta.

Recuperar senhaSeta para indicar abertura da Pergunta.

Para que haja a recuperação de senha é necessário que, ou o e-mail ou o SMS estejam a alcance de quem está requisitando, caso o e-mail tenha sido digitado de forma errada na hora da instalação e/ou o cliente não tenha mais acesso a este e-mail, a recuperação terá de ser feita por SMS do número o qual foi usado para instalar o BirdID.

Caso o número do SMS não esteja mais ao alcance do cliente, o e-mail tem de estar disponível para que essa recuperação seja feita.

Caso os dois não estejam ao alcance do cliente, o certificado instalado não terá como ser acessado. Se o certificado seja novo e nunca instalado, basta seguir o manual de instalação do BirdID:

Link Download – Bird ID

Esqueci o PIN do Bird ID, o que fazer?Seta para indicar abertura da Pergunta.

Criar um novo PINSeta para indicar abertura da Pergunta.

Basta excluir o aplicativo e instalar o aplicativo novamente, que quando abrir após a reinstalação, pedirá para criar um novo PIN.

Preciso sincronizar um novo aparelho, como fazer?Seta para indicar abertura da Pergunta.

Manual Sincronização Aplicativo Bird IDSeta para indicar abertura da Pergunta.

Tenho um computador Windows e queria usar Bird ID para assinar no Adobe, é possível?Seta para indicar abertura da Pergunta.

Assinatura BirdIDSeta para indicar abertura da Pergunta.

É possível sim, basta instalar o Desktop Bird ID, segue o manual:



Link Download – Assinatura BirdID

Manual Sincronização Aplicativo Bird IDSeta para indicar abertura da Pergunta.

Ícone do whatsapp