Perguntas Frequentes (FAQ) - Tire Suas Dúvidas
Você está na página de Perguntas Frequentes da Virttual Certificadora Digital. Aqui oferecemos respostas para as principais dúvidas sobre os nossos produtos e processos.
Perguntas frequentes para Certificados de Pessoa Física e Jurídica.
Funcionalidade e vantagens do certificado digital?
Qual a funcionalidade de um certificado digital?
O certificado digital serve como uma identidade eletrônica para
uma pessoa ou empresa, funciona basicamente como uma carteira de
identidade virtual. Trás consigo alguns benefícios, dentre eles:
•Possibilidade de assinar documentos de qualquer lugar (sem
precisar de papel ou caneta);
• Tem validade jurídica igual CPF ou CNPJ;
• Segurança sobre seus dados Pessoais;
•Praticidade e economia, com a redução do volume de papel;
•Agilidade na assinatura dos documentos;
• Possibilidade de utilizar facilidades online de
diversas empresas e órgãos públicos, como declaração de Imposto de
Renda Online.
Qual tipo de certificado eu devo emitir?
Modelo A1
Certificado em arquivo que é instalado diretamente em uma máquina (computador de mesa ou notebook), este pode ser instalado em vários computadores através de uma cópia de segurança, é mais indicado para quem está emitindo um grande número de notas fiscais.
Modelo A3
Certificado em mídia (cartão ou token), este é instalado em uma das mídias e fica restrito a essas mídias, sem essa, o certificado não pode ser acessado, ou seja, caso seja preciso compartilhar o- certificado com o contador, a mídia deverá ser entregue para tal.
Modelo Bird ID
Chamado de certificado em nuvem é um tipo de certificado utilizado com maior flexibilidade, por ser em nuvem, porém diferentemente dos outros dois tipos a validade deste é dada por meio de quantidades de assinaturas contratadas e depende de um aparelho telefônico para ter acesso (método de segurança). Mais utilizado para alteração ou abertura de empresas.
Qual a diferença entre certificado A1 e A3?
A1 e A3
O certificado A1 é um certificado em arquivo, flexível em relação ao A3 pois não é preso a uma mídia e sim a um arquivo que pode ser compartilhado entre máquinas. O A3, por sua vez, fica restrito a um tipo de mídia (que pode ser um token ou um cartão), para que se tenha acesso ao certificado. Outra diferença que pode ser mencionada é a duração, o certificado A1 tem a validade de apenas um ano (12 meses), já o certificado A3 a sua validade varia entre um ano e três anos (12 meses, 24 meses e 36 meses)
Qual o certificado mais indicado para advogados?
Certificado e-CPF A3
O tipo de certificado mais indicado para advogados é o e-CPF A3, visto que ele não deve compartilhar seus dados e assinatura digital com ninguém, o A3 atribui uma maior segurança pois, desde que ele esteja em sua posse, ninguém pode utilizar sua assinatura. Cita-se também a possibilidade de uma assinatura de certificado por três anos (36 meses) sem necessidade de uma renovação durante esse período de tempo. É importante salientar também, que a renovação após o período contratado, possui um valor descontado por conta de não precisar readquirir o token ou cartão.
Como emitir meu certificado?
Videoconferência
Método completamente online, com a necessidade de o cliente possuir CNH, pois nosso sistema é vinculado ao DETRAN e com a CNH emitida, o sistema já possui digital e foto do cliente. Ou, caso não possua CNH, já ter os dados biométricos cadastrados na base de dados da SOLUTI. É um método rápido e eficaz que não dura mais que 10 (dez) minutos.
Como agendar a videoconferência?
Após estar apto a poder efetuar a emissão por videoconferência e ter efetuado a compra do certificado por algum de nossos canais, um de nossos agentes irá entrar em contato com o cliente para que possam, em conjunto, fazer o agendamento da emissão do certificado. Quando o agendamento for concluído, estará tudo certo para que você possa obter o link da videoconferência por e-mail a ser utilizado na data marcada.
Como agendar a validação do meu certificado digital?
Entre em contato com um de nossos agentes nos números: (98) 9 9206-7770 e (98) 9 8418-2929. Ou utilize o canal de “Fale Conosco” no site.
Atendimento Presencial (Visita externa)
Nosso agente externo vai até o conforto do cliente, em sua residência ou empresa, sem nenhum custo adicional. Atendimento super rápido que não passa dos 10 (dez) minutos a partir do momento em que o agente externo começar a atender o cliente.
Atendimento Presencial (Em loja)
Nesse método, o cliente vai até uma de nossas atuais duas lojas para que a emissão possa ser feita:
Loja 1: Av. Jerônimo de Albuquerque, Cohab, ao lado do Banco do Brasil (no corredor do Pague Fácil Ligeirinho);
Loja 2: Av. Jerônimo de Albuquerque, Cohafuma, Posto Moraes Center, em cima do Subway 24 horas.
Quero emitir o certificado presencialmente, como proceder?
Presencial
Para emitir o certificado presencialmente, é necessário que o responsável pela emissão tenha em mãos um documento de identificação com foto (RG, CNH ou a nova Carteira de Trabalho), ou que tenham posse desses em meio digital (não escaneado).
E então se deslocar para alguma de nossas unidades:
Loja 1: Av. Jerônimo de Albuquerque, Cohab, ao lado do Banco do Brasil (no corredor do Pague Fácil Ligeirinho);
Loja 2: Av. Jerônimo de Albuquerque, Cohafuma, Posto Moraes Center, em cima do Subway 24 horas.
Quero emitir o certificado por atendimento externo, como prosseguir?
Atendimento Externo
Para que a emissão seja feita por atendimento externo, após a compra do certificado, um de nossos agentes irá entrar em contato com o cliente para que possa ter o agendamento deste atendimento, quando este for decidido, nosso agente irá se deslocar até o cliente na data e local indicado. O Cliente deve estar munido de algum documento de identificação com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho). Não há acréscimo no valor de nenhum de nossos certificados por parte desse atendimento.
Quais os requisitos para que eu possa fazer emissão ou renovação?
Renovação Online
O cliente deve possuir CNH, pois nosso sistema é vinculado ao DETRAN e com a CNH emitida, o sistema já possui digital e foto do cliente. Ou, caso não possua CNH, já ter os dados biométricos cadastrados na base de dados da SOLUTI.
Aprovação e reprovação do certificado
Qual o prazo de aprovação do certificado?
O prazo de aprovação do certificado é de até 12 horas, mas normalmente é aprovado bem antes desse período. Sempre que o certificado é aprovado, é enviado um e-mail informando a respeito da aprovação e o nosso agente responsável pelo seu atendimento também lhe informa pelo método de contato que foi utilizado (normalmente por Whatsapp).
Caso meu certificado seja reprovado, como proceder?
Basta aguardar o contato de um de nossos agentes responsáveis que irão informar o motivo da reprovação do certificado.
Como realizar a instalação do certificado?
Instalação de certificados A1, A3 e Bird ID
O Para que a instalação do certificado possa ser efetuada, temos alguns manuais para auxiliar, ou entre em contato com nosso suporte: (98) 9 9227-2878 ou pelo e-mail: ti.virttualcertificadora@gmail.com.
Link Donwload - Manual A1
Link Download – Manual A3
Link Download – Manual BirdID
O certificado parou de funcionar, o que fazer?
Plataformas para teste do certificado
O Teste o certificado em nosso sistema: TESTE SEU CERTIFICADO.
Teste também em outro sistema, como o e-CAC ou Gov.
Se o certificado funcionar em uma dessas plataformas, entre em contato com o suporte da plataforma com a qual o seu certificado não está funcionando;
Caso não funcione em nenhum dos testes, entre em contato com o nosso suporte: (98) 9 9227-2878 ou ti.virttualcertificadora@gmail.com.
Esqueci e bloqueei a senha do certificado
Desbloqueio do Certificado A1
Para o desbloqueio do Certificado A1, é necessário que se tenha acesso à máquina a qual foi feita a emissão do certificado, com esse acesso, entre em contato com o nosso suporte em: (98) 9 9227-2878.
Desbloqueio do Certificado A3
Para o desbloqueio do Certificado A3, é necessário que possua a senha PUK entregue durante a emissão do certificado, com essa senha PUK em mãos, entre em contato com o nosso suporte em: (98) 9 9227-2878.
Desejo estornar a compra, como proceder?
Há duas possibilidades para requisitar estorno
1. Envio de e-mail para: comercial.virttualcertificadora@gmail.com com o assunto “Estorno de Compra”, indicando no texto do e-mail o número do pedido o qual foi atribuído a sua compra, caso possível indique também dados importantes como nome e telefone para uma maior velocidade no atendimento.
OBS1: A solicitação tem de ser feita com, no máximo, 14 dias após a emissão do certificado.
OBS2: Você pode usar o “Fale Conosco” no site também.
2. Ligação ou Whatsapp para os telefones responsáveis pelo atendimento em relação a esse assunto, são eles: (98) 9 9206-7770 e (98) 9 8418-2929.
Perguntas frequentes sobre bird iD
Qual a validade do BirdID?
Validade
O Bird ID tem validade de 60 meses (cinco anos) com transações válidas por 12 meses (1 ano).
Anualmente é realizado o processo de recarga das transações sem a necessidade de uma nova entrevista de validação até que o certificado expire.
Esqueci a senha do BirdID, como proceder?
Recuperar senha
Após algumas tentativas de entrar, aparecerá a opção “Recuperar Senha”, para que a senha seja recuperado é de suma importância que, na hora da instalação não tenha erro de digitação por parte do Telefone e/ou do E-mail, pois é através destes que haverá a recuperação da senha.
Tentei recuperar a senha, mas o sms ou o e-mail não chega, o que faço?
Recuperar senha
Para que haja a recuperação de senha é necessário que, ou o e-mail ou o SMS estejam a alcance de quem está requisitando, caso o e-mail tenha sido digitado de forma errada na hora da instalação e/ou o cliente não tenha mais acesso a este e-mail, a recuperação terá de ser feita por SMS do número o qual foi usado para instalar o BirdID.
Caso o número do SMS não esteja mais ao alcance do cliente, o e-mail tem de estar disponível para que essa recuperação seja feita.
Caso os dois não estejam ao alcance do cliente, o certificado instalado não terá como ser acessado. Se o certificado seja novo e nunca instalado, basta seguir o manual de instalação do BirdID:
Link Download – Bird ID
Esqueci o PIN do Bird ID, o que fazer?
Criar um novo PIN
Basta excluir o aplicativo e instalar o aplicativo novamente, que quando abrir após a reinstalação, pedirá para criar um novo PIN.